domingo, 31 de julho de 2011

Faça você mesma: Capas para Cadeiras

Olá, Cinderelas!!!

Lembram que comentei aqui que iria contar para vocês o porquê das minhas unhas estarem sem esmaltes? Demorei um pouquinho, mas vou contar agora: sábado (dia da semana que eu geralmente vou ao salão) passado, terminei um serviço que já estava pendente desde que me mudei - fazer capas para as cadeiras da sala de jantar. Isso para receber visitas super especiais!!!


Este é o meu brinquedinho mais divertido...

Se você tem uma máquina de costura em casa, ou se tem acesso a uma, seja da mãe, da avó, da amiga, vale a pena exercer sua criatividade não só em roupas, mas também na decoração da casa. A modelagem das peças é simplificada, e a maioria das costuras são em linha reta, ou seja, ótimo para quem está começando a pegar a prática da costura!

Antes

Depois
 A nossa sala de jantar é bem simples, veio da casa de solteiro do meu marido, e eu prometi que daria uma repaginada nela, para ficar apresentável, enquanto não trocamos por uma nova - coisas de recém casados, sabem como é... E, particularmente, acho que consegui cumprir minha promessa!

Vamos aos passos?

1- Compre um tecido adequado para o propósito - o ideal é procurar em lojas de tecidos para decoração. Eu escolhi o Aquablock, da Karsten, que é mais firme e bem mais fácil de limpar - se cair algum líquido, por exemplo, basta secar na hora com um outro pano ou guardanapo que não fica manchado!

2- Corte retângulos (quantidade = número de cadeiras a encapar) do tecido na seguinte medida:
            Altura: 2 x altura do espaldar (assento até o topo) da cadeira, mais 6cm para a bainha;
            Largura: largura do espaldar (de uma lateral a outra) + 3cm de folga de costura.


3- Dobrar o retângulo ao meio, no sentido da largura, colocando a face estampada de frente com a face estampada. Unir as duas partes com uma costura reta, a 1,5cm da borda.


4- Aconselho fazer aquela costura reversa, que a maioria das máquinas de costura oferecem, no início e no fim de cada costura, pois evita que a mesma se desmanche com facilidade durante o uso da peça.


5- Dobre a peça como mostra a foto acima, a fim de formar pequenos triângulos nas pontas superiores, e marque a base do triângulo com um lápis a 2cm da ponta do triângulo, conforme abaixo:



6- Passe uma costura reta em cima da marcação a lápis, lembrando sempre da costura reversa no início e no fim da costura. O efeito final é para dar a profundidade da capa, conforme abaixo:


7- Agora só falta a bainha... Aconselho, para principiantes, alinhavar antes de passar a costura na máquina. Alinhavar é passar uma costura mais "rústica", de pontos largos, à mão. Como só faltava poucas horas para minhas visitas chegarem, fiz direto na máquina. Siga abaixo:

Virar a borda inferior 1cm para cima

Virar novamente, agora 2cm acima; marcar com alfinetes

Passar a costura na máquina, cuidando para que a costura fique paralela à borda

Por dentro, o aspecto da bainha é este

E olha como a mesa fica bonita!!!



Gostaram???
Se ficaou alguma dúvida, podem perguntar!!!

Bjsss

3 comentários:

  1. Já sentei nessas cadeiras saboreando um delicioso fondue na casa da Lívia e posso garantir que as capas ficaram muito bem feitas,como tudo que a minha querida amiga faz!!! bjos
    Catia

    ResponderExcluir
  2. So falta o jantar p eu ver se as capas ficaram bem feitas mesmo kkk

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei, a mesa esta linda, de muito bom gosto, vamos esperar para ver os detalhes da costura de perto. as capas deram vida ao ambiente. Parabéns pela criatividade, e continue criando coisas de bom gosto.
    Bjos

    ResponderExcluir

Queridas Cinderelas,
Seus comentários são muito bem vindos!!!
Agradeço desde já!